quarta-feira, 9 de maio de 2012

VASOS SANGUÍNEOS E CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA


Podemos dividir nosso sistema vascular em pulmonar e sistêmico por sua origem uma vez que o sistema pulmonar tem origem na veia pulmonar e o sistêmico se origina a partir da aorta.
O sangue sai do coração pela aorta e passa por vasos cada vez mais finos ate o capilar, onde ocorre a troca gasosa e a transição para o sistema venoso, na seguinte ordem artéria, arteríola, capilar, vênula e veia.
As artérias e veias são estruturalmente parecidas porem com algumas diferenças importantes, entre elas temos a presença de válvulas nas veias que permitem o fluxo sanguíneo apenas em direção ao coração, também devido a pouca oxigenação as veias pareceram azuis enquanto que as artérias vermelhas.
Com exceção dos capilares os vasos sanguíneos são formados por 3 túnicas.
A mais interna (intima) e formada por cels endoteliais; uma camada media (túnica media) espessa e composta por músculo liso e tecido elástico (importante nas artérias pois permite o aumento do calibre do vaso durante a sístole cardíaca) enquanto que nas arteríolas existe um predomínio de músculo liso que ajuda na contração do vaso e manutenção da pressão sanguínea longe do coração. A camada mais externa (túnica adventícia) formada por tecido conjuntivo que da sustentação as paredes do vaso.
Artéria aorta:
Aorta ascendente se origina do ventrículo esquerdo
ARTÉRIA AORTA
A aorta ascendente se origina no ventrículo esquerdo ao nível da 3º cartilagem costal indo para a direita até a altura da articulação manúbrio esternal a partir deste ponto se torna o arco aórtico.
A aorta ascendente está envolta pelo pericárdio fibroso e seroso.
AORCO AÓRTICO
O arco aórtico se inicia a partir da articulação manúbrio esternal ao nível da 2º cartilagem costal, dirigindo-se para a esquerda sobre o brônquio esquerdo para terminar do lado esquerdo do corpo de T4.
O arco aórtico da origem da direita para a esquerda primeiramente ao tronco braquiocefálico depois a carótida comum esquerda e a subclávia esquerda.
OBS: No interior da adventícia da aorta ascendente do arco aórtico encontram-se os baroreceptores e quimioreceptores.
ARTÉRIA BRAQUIOCEFÁLICA
Emerge da convexidade do arco aórtico em direção posterossuperior para a direita.
Na altura da articulação esternoclavicular direita divide-se a artéria carótida direita e subclávia direita.
Artéria carótida comum direita ascende no pescoço a partir do tronco braquiocefálico posterior à articulação esternoclavicular, bifurcando-se na altura de C4, onde se situam dilatação chamada de bulbo ou seio carotídeo, onde encontramos os baroreceptores.
Na face posterior do bulbo carotídeo está o corpo carotídeo que é um quimiorreceptor.
A veia jugular interna está lateral à artéria. Artérias carótidas:
Ramos carotídeos:
A carótida interna não da ramos fora do crânio e supre o cérebro e olhos.
A carótida externa supre a garganta, glândulas do pescoço língua, face,boca, ouvidos, couro cabeludo e dura mater.
Artéria carótida comum direita 
Se origina do tronco braquiocefalico, enquanto que a esquerda se origina diretamente da aorta, na altura do bordo superior da tireóide esta o bulbo carotídeo ponto de alargamento da carótida que da origem a seus ramos esterno e interno.
ARTÉRIA CARÓTIDA COMUM ESQUERDA
Está posterior a veia braquiocefálica e ao resto do timo e se origina diretamente da aorta
ARTÉRIA CARÓTIDA INTERNA
Tem origem na face posterior do bulbo carotídeo, seguindo cranialmente para o canal carotídeo através do qual entra na base do crânio, seguindo pelo seio cavernoso, onde ao final deste divide-se nas artérias cerebrais anterior e média.
As artérias vertebral irão formar a artéria basilar acima do forame magno.
São ramos da carótida interna as artérias hipofisária, coroidea e oftálmica, esta última tem origem na altura da clinóide anterior, estendendo-se anteriormente pelo canal óptico inferolateral ao nervo óptico.
ARTÉRIA CARÓTIDA EXTERNA
Tem origem no bulbo carotídeo na altura de C4.
Segue anteromedial em relação a carótida interna, depois passa sobre a carótida interna em direção lateral na altura de C2.
Artéria tireóidea superior é o primeiro ramo da carótida externa e segue para a parte anteroinferior do pescoço sob o músculo homo-hióideo para alcançar o extremo superior da glândula tireóide.
ARTÉRIA LINGUAL
É o segundo ramo da artéria carótida externa.
Caminha em direção cranial sobre o osso hióide indo em direção a língua.
ARTÉRIA FACIAL
É o terceiro ramo da carótida externa.
Segue cranialmente ao redor do bordo inferior da mandíbula para atravessar o osso anteriormente e anteriormente à inserção do músculo masseter, onde pode ser palpada.
Segue superficialmente pela face lateral em direção ao epicanto mediano do olho.

ARTÉRIA TEMPORAL SUPERFICIAL
Trata-se de outro ramo da artéria carótida externa.
Corre superiormente entre os lobos superficial e profundo da glândula parótida e vai em direção à superfície temporal.
ARTÉRIA MAXILAR
Também nasce da carótida externa no interior da glândula parótida em seu lobo posterior, terminando na artéria esfenopalatina.
ARTÉRIA SUBCLÁVIA
Artéria subclávia direita: se origina a partir do tronco braquiocefálico atrás da articulação esternoclavicular até o bordo medial do músculo escaleno anterior e determina a primeira porção da subclávia de onde se originam na parte superior à artéria vertebral e o tronco tireocervical e na parte inferior à artéria torácica.

Baixe o PPT dessa aula: Clique Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário